segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Como surgiu Alice no país das Maravilhas?





Poucas pessoas sabem mas Alice realmente existiu...

Charles Dodgson, ou como é conhecido, Lewis Carroll era um homem tímido, introvertido e conservador, mas gostava muito contar histórias as crianças.Nasceu na Inglaterra e foi matemático, lógico, fotógrafo e romancista, foi reconhecido, após o sucesso de sua obra Alice no país das Maravilhas, faleceu em 1899.

Ele reservou seu nome verdadeiro para as obras científicas e paras as outras obras adotou o pseudônimo de Lewis Carroll.

Lewis Carroll:




Em quatro de julho de 1862 ele convidou as filhas de seu amigo Lidell para um passeio de barco, as meninas eram Alice, Lorina e Edite e foi lá que ele começou a inventar a história de Alice no país das maravilhas ele tentou parar de contar a história por três vezes mas as meninas gostaram tanto que não deixavam que ele parasse de contar, queriam mais e mais!A história só foi acabar depois das oitos horas da noite daquele dia.



Alice e suas irmãs:



Antes de se deitar naquela mesma noite Lewis escreveu toda a história tal como tinha contado as meninas e deu o nome de Alice debaixo da terra. Anos mais tarde ele voltou a ler o a história e então acrescentou mais personagens, capítulos e um novo título Alice no país das Maravilhas, quando terminou a história possuía quase o dobro de páginas e no ano seguinte o livro foi editado e lançado e seis anos mais tarde , em 1871 veio a continuação do livro: Alice no País dos Espelhos.

Muito dos personagens e situação dos livros foram inspirados em fatos e pessoas reais que faziam parte da vida de Lewis, inclusive a própria Alice.

A nogueira onde o gato Cheshire sempre aprece com seu sorriso assustador pode ser vista ainda hoje no jardim do colégio Deanery, na Catedral de Ripon onde o pai de Lewis exercia a função de reverendo, existe entalhada em uma madeira a imagem de um grifo que serviu de inspiração a Lewis para criar o grifo amigo da falsa tartaruga, ainda na mesma igreja temos outra ligação quando Alice ordena a criada rã que abra a porta temos a mesma caricatura Norman da sacristia da igreja. Já os poemas recitados por Alice são uma sátira aos poemas que as crianças inglesas eram obrigadas a saber de cor. O poema que Alice descobre no livro Alice no país dos espelhos que está escrito ao contrário na verdade foi escrito pelo sobrinho de Lewis seu nome era Stuart Dodgson Collingwood.

O dia do lanche maluco também não é ao acaso, quatro de maio corresponde ao dia do aniversário de Alice Lidell, já a história contada pelo chapeleiro e a lebre de março sobre três irmãs que vivem em um poço de mel , Elsie, Lacie e Tillie se refere as três irmãs Lorina, Edite e Alice.

O capítulo sobre o Leão e o Unicórnio é inspirado no símbolo das bandeiras da Inglaterra e da Escócia.

Lewis também se inspirou em seus amigos e professores de faculdade, nos livros temos a lagarta que dava conselhos filosóficos a Alice, Humpty Dumpty que discutem com Alice questões de semântica. O próprio muro que Humpty Dumpty se balança é uma caricatura dos muros da Universidade de Oxford. Seu colega Duckworth inspirou o personagem da ave.



Humpty Dumpty e o muro:



Ave inspirada no professor:



O grifo:





Os livros forma publicados sem indicação de faixa etária, mas quem os lê, não importa a idade se fascina com tantas loucuras e disparates contidos no livro.

Os livros de Lewis fizeram tanto sucesso que a Rainha Vitória o chamou para perguntar se o mesmo havia escrito mais livros, dizem que a conversa se deu da seguinte maneira:

-*O Sr. já escreveu mais algum livro?

-Já sim majestade, já escrevi alguns outros além deste!

-*Quero ler todos! Mande-me um exemplar de cada!

No dia seguinte a rainha recebeu todos os tratados de matemática escritos por Lewis...

Os livros de Lewis contêm inúmeros problemas de matemática, lógica entre outros, ocultos em seus livros, muitos imperceptíveis aos leitores principalmente a leitores atuais pois continha muito referência a piadas e trocadilhos da época que acabam, fazendo sentido somente na língua inglesa.

Alice Lidell era na realidade totalmente diferente da Alice dos livros que era loira, esperta e espevitada enquanto a verdadeira Alice era morena.

Alice Lidell:



Alice dos desenhos:



Alice do filme de Tim Burton:



Alice Lidell nasceu no dia 4 de maio de 1852 e conheceu Lewis em Christ Church College na Inglaterra onde futuramente surgiria a Universidade de Oxford, e onde Lewis lecionou aulas de matemática.

Quando Lewis conheceu Alice ela tinha apenas três anos de idade e ele se apaixonou imediatamente pela mesma quando esta participava de uma sessão de fotos;

O envolvimento platônico de Lewis com crianças eram bem conhecido, para alguns ele era pedófilo para outros apenas uma pessoa incompreendida. O fato foi que Alice se tornou sua maior paixão e o inspirou a escrever um dos mais famosos contos infantis de todos os tempos.

Alice se casou Reginald Hargreaves e teve três filhos e passou parte de sua vida divulgando os contos infantis feitos sob sua inspiração ela morreu com 82 anos.



Alice Lidell posa pra Lewis como mendiga aos 7 anos:

Alice Lidell aos 18 anos:

Alice Lidell aos 38 anos:

Alice Lidell aos 80 anos:

E Alice Lidell aos 82 anos, quando morreu:

Em 2010 está prevista a estréia do novo filme sobre Alice de Tim Burton, no filme a trama será uma espécie de sequência do clássico original; Alice então com 17 anos vai a uma festa vitoriana e descobre que está prestes a ser pedida em casamento perante toda a sociedade, então ela foge seguindo o coelho branco e vai parar no País das Marvilhas, um local que ela visitou 10 anos antes mas que ela nem se lembrava mais...
Eu amo este clássico da literatura, já assisti mil vezes o desenho li e reli os livros várias vezes e estou louca pra assistir este filme e também não posso deixar de citar o filme Alice no país dos espelhos que eu também ia amar assistir mas tá meio difícil de conseguir fiz um pedido ao pessoal do Filmes com Legenda e espero que eles consigam caso isso aconteça volto aki e coloco o endereço do torrent.

Fotos do novo filme de Tim Burton:


Esta sou eu com o chapeleiro maluco e a rainha, você poder ver mais montagens minhas no meu facebook em Fernandinha in Wonderland:


O filme Alice no país dos espelhos:



Fonte:Como surgiu Alice, Alice matou o coelho, Wikipédia, Dark Vampire.
Você poder ler mais em: Teleobjetiva.



Nenhum comentário:

Diário de uma Viajante... Headline Animator